top of page
Blog: Blog2

Balneabilidade nas Praias do Litoral Paraibano

  • Foto do escritor: Sondagem Paraíba
    Sondagem Paraíba
  • 27 de ago. de 2019
  • 2 min de leitura


Uma dimensão relevante dos estudos realizados pela equipe do nosso Projeto de Extensão é a questão ambiental. Os níveis atuais de poluição marinha no contexto global são alarmantes, fato que pode produzir impactos consideráveis sobre a biodiversidade dos ecossistemas marinhos e costeiros. O Objetivo 14 dos ODS procura garantir a conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

Os esforços para assegurar oceanos saudáveis e reprodutivos devem ser permanentes tanto ao nível local como global. A Microrregião de João Pessoa tem alguns municípios costeiros como Conde, Lucena, João Pessoa e Cabedelo. O nível de balneabilidade das praias desses municípios, em período de chuvas, tende a diminuir quando os dejetos são arrastados pelas chuvas das ruas para o mar. No entanto, as ligações clandestinas de esgoto para galerias pluviais, sistemas de esgoto ineficientes, a coleta inadequada de resíduos sólidos, que estão associados ao planejamento urbano da cidade, podem elevar substancialmente a quantidade de bactérias do grupo coliformes. Em consequência, o uso recreativo da água pela população fica limitado.



A partir dos dados divulgados pela SUDEMA sobre a balneabilidade das praias, nossos alunos pesquisadores Victor Arruda e Tamires de Oliveira observaram que a poluição dos ecossistemas costeiros é um problema que persiste em algumas praias do litoral da Microrregião de João Pessoa. Na primeira semana de agosto, o município de Lucena apresentou 33% das amostras coletadas em suas praias classificadas como impróprias, em João Pessoa, essa proporção foi de 27% Cabedelo tinha 11% dos pontos classificados como impróprios, e o município do Conde com 0%.

Como o poder público pode intervir para atenuar essas distorções que trazem impactos para a vida marinha e para a vida humana e também limitam o potencial turístico da região? São questões que discutimos com gestores públicos e sociedade civil quando apresentamos os diagnósticos municipais.

 
 
 

Comments


bottom of page