top of page
Blog: Blog2

A CONSTRUÇÃO CIVIL NA PARAÍBA EM FACE DA CRISE SANITÁRIA DO NOVO CORONAVÍRUS

  • Foto do escritor: Sondagem Paraíba
    Sondagem Paraíba
  • 16 de jul. de 2021
  • 3 min de leitura

João Pessoa, 29/06/2021


Carolina De Santis

Raynnara Laurentino Rodrigues

Wanderleya Farias


A construção civil é um importante segmento do setor industrial. As obras de engenharia civil nos segmentos de infraestrutura de transporte, estrutura hidráulica e recursos hídricos, de construção urbana e saneamento, entre outras,produzem impactos positivos sobre a geração de emprego. Segundo os dados das contas Regionais do IBGE,na última década, a participação percentual do segmento da construção civil apresentou crescimento no PIB industrial paraibano.

O setor industrial atravessou diversas fases na economia estadual. Seu fortalecimento se deu principalmente por meio dos incentivos fiscais e financeiros oferecidos pela Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) a partir de 1959 até o final dos anos 1980 e dos incentivos tributários e creditícios fornecidos pelo Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Industrial da Paraíba (FAIN) entre 1988/2000.

Na segunda metade dos anos 2000, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal viabilizou a realização de diversas obras de infraestrutura urbana e social no país. Na Paraíba, os recursos orçamentários provenientes do PAC trouxe efeitos de estímulo para a construção civil. Todos esses investimentos tiveram como propósito atrair novas indústrias, fortalecer aquelas já existentes e estimular a expansão do emprego no estado.

Desde então, a indústria vem sendo um dos principais componentes do PIB estadual. Segundo o IBGE, de 2008 a 2018, houve um crescimento de 97% das empresas atuantes no ramo da construção civil em todo o estado e, para o mesmo período, houve um aumento de 27% do total de pessoas ocupadas nessa atividade.

O ano de 2020 foi marcado por uma mudança súbita na dinâmica de diversos setores econômicos. O coronavírus surgiu como um choque externo capaz de desestabilizar todas as economias, inclusive a paraibana. Nos primeiros meses da crise sanitária, houve uma retração nas atividades relacionadas ao ramo de construção civil. No segundo semestre de 2020, o referido setor começou a exibir sinais de recuperação, sendo responsável por 32,1% da produção industrial do estado no ano de 2020, segundo o Portal da Indústria do estado.

Diante do Estado de Emergência em Saúde Pública estabelecido pelo ministério da Saúde, o governo estadual adotou medidas profiláticas para conter a transmissão pandêmica na Paraíba. As restrições de mobilidade de pessoas e o fechamento temporário de diversos estabelecimentos e atividades produtivas impactaram negativamente a construção de diversas obras, o que causou o desligamento de força de trabalho no setor.



Com relação à dinâmica do mercado de trabalho, o cenário não foi diferente. Com o avanço da pandemia na Paraíba a partir março de 2020, houve uma significativa perda dos empregos no setor da construção civil, que saiu de 105 mil empregos no I TRIM/20 para 82 mil no II TRIM/20. A partir julho do referido ano, houve uma gradual flexibilização de algumas atividades econômicas na Paraíba. O setor da construção civil retomou sua produção e ampliou as admissões. No IV TRIM/20, o setor ocupava 110 mil trabalhadores, 5 mil a mais em comparação ao acumulado de janeiro a março do mesmo ano.

O infográfico abaixo apresenta a variação percentual de pessoas ocupadas no setor da construção civil na Paraíba. É possível verificar uma variação de (-1,1%) no IV TRIM/21 em relação ao I TRIM/20, o que representou uma perda de 23 mil empregos decorrentes dos efeitos da crise sanitária no referido setor.As medidas restritivas adotadas pelo governo estadual ocasionaram o declínio na produção de diversas atividades econômicas. Quando se observa o comportamento das ocupações no I TRM/21, se constata sinais de reanimação na construção civil e o aquecimento do mercado de trabalho. Houve uma variação relativa de 3,4% na ocupação da força de trabalho no I TRIM/21, em comparação ao mesmo período de 2020. Esse fenômeno revela uma capacidade de recuperação desse segmento diante de uma fase de crise.



O setor da construção civil tem grande importância para o desenvolvimento da Paraíba, tanto do ponto de vista de sua contribuição ao PIB estadual quanto pela geração de empregos e renda. Durante a pandemia, muitos setores da atividade econômica foram severamente prejudicados pela ausência de incentivos e políticas voltadas à manutenção dos empregos. Os sinais da gradual reativação do setor da construção civil são evidentes e estão gerando a abertura de novos postos de trabalho para a economia paraibana num contexto onde outros segmentos econômicos ainda apresentam dificuldades de reanimação.


Projeto de Extensão - Diagnóstico Socioeconômico e Ambiental de Municípios Paraibanos - Curso de Economia/UFPB

Núcleo de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável - NPDS

LATWORK: Projeto internacional para desenvolver as capacidades de pesquisa e inovação das instituições de ensino superior da América Latina para análise do mercado informal de trabalho.

 
 
 

Commentaires


bottom of page