A dinâmica do mercado de trabalho em João Pessoa e a pandemia da Covid 19
- Sondagem Paraíba
- 24 de ago. de 2021
- 3 min de leitura
João Pessoa, 15/08/2021
Wanderleya dos Santos Farias
Jonnathan Bezerra Ferreira da Silva
A capital do estado da Paraíba, João Pessoa, completou 436 anos de existência no dia 5 de agosto. Desde sua fundação, em 1585, até a fase atual a dinâmica socioeconômica da cidade vem atravessando significativas mudanças. Segundo o IBGE cidades, João Pessoa tinha uma população estimada de 817.511 habitantes em 2020.
O Produto Interno Bruto (PIB) de João Pessoa representa em torno de 32% do PIB estadual e é o município com o maior número de empreendimentos econômicos na Paraíba. Segundo o Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) publicado pela secretaria do Trabalho do Ministério da Economia, o estoque de emprego formal, que é a quantidade total de vínculos celetistas ativos, foi de 169.641 vínculos em João Pessoa no ano de 2020. Esse total corresponde ao contingente de trabalhadores com acesso aos direitos trabalhistas como carteira assinada, férias, FGTS, entre outros.
Como a crise sanitária da Covid 19 vem afetando o mercado de trabalho em João Pessoa? Os indicadores revelam que o saldo do emprego formal apresentou variações negativas nos meses de junho, julho, setembro e outubro de 2020. Importante destacar que, nessa fase, havia uma significativa ampliação do contágio da pandemia em todo o país. Em 2020, ocorreram 56.237 contratações de vínculos formais de trabalho, enquanto foram registrados 60.218 desligamentos, o que resultou num saldo de empregos formais de (-3.981).

Ao longo de 2020, os governos estadual e municipal adotaram alguns decretos com medidas de isolamento social para conter o avanço da doença. Tais medidas foram fundamentais para evitar um colapso no sistema de saúde em face do agravamento da pandemia, mas tiveram impactos sobre a dinâmica da economia local com o fechamento de inúmeras empresas e demissões de trabalhadores.

Fonte: Novo Caged(2021)
A boa notícia é que, desde abril de 2021, os indicadores apontam uma gradual recuperação do emprego formal em João Pessoa. Em junho de 2021, o saldo de empregos formais, que representa a diferença entre a quantidade de admissões e de desligamentos, foi de 434 novos postos de trabalho no referido município. O estoque de emprego formal gravitou em torno de 175.988, o que representou um crescimento percentual de 6,9% em comparação a junho de 2020.
Os dados do Novo Caged apontam que o setor econômico que apresentou, em João Pessoa, o maior saldo de emprego formal no acumulado de janeiro a maio de 2021 foi o de Serviços. O saldo de vagas, que representa o balando entre o total de contratações e de desligamentos foi de 2.552 novos postos de trabalho.
O estoque de emprego, que representa a quantidade total de vínculos celetistas ativos, foi de 89. 738 postos de trabalho, enquanto o Comércio e a Construção civil ficaram em segundo e terceiro lugar, com 42.366 e 26.982 postos formais de trabalho, respectivamente.

Fonte: Novo Caged(2021)
O setor de Serviços agrega uma ampla variedade de segmentos econômicos, o que explica a grande quantidade de pessoas ocupadas. No acumulado de janeiro a maio de 2021, os Serviços detiveram 51.4% do estoque de emprego formal em João Pessoa.Fazem parte desse setor, os segmentos de Transporte, armazenagem e correios, Alojamento e alimentação, Serviços domésticos, Informação, Comunicação e atividades financeiras, Serviços imobiliários, Profissionais e Administrativos, Administração pública, Defesa, Seguridade social, Educação, Saúde humana e Serviços sociais.

Chama atenção os sinais de recuperação do setor de serviços, uma vez que foi esse o setor mais atingido em 2020 pelos efeitos da pandemia e foi recordista em demissões. No mencionado ano, ocorreram 24.543 contratações, enquanto foram registrados 33.935 desligamentos de trabalhadores com carteira assinada, o que representou um saldo negativo de emprego formal de (-9.392) vínculos.
A indústria em geral também foi afetada com os impactos da pandemia no município de João pessoa. O setor industrial que, segundo a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), agrega a indústria de transformação, a indústria extrativa e os Serviços Industriais de Utilidade Pública (SIUP), exibiu um saldo de emprego negativo de (-815) vínculos em 2020. No acumulado de janeiro a maio de 2021, observa-se que a indústria ainda não conseguiu exibir sinais de reanimação na capacidade de gerar novas ocupações. As contratações somaram 1.607 vínculos, enquanto os desligamentos alcançaram 1.738 vínculos. O setor agropecuário, que ocupa uma proporção muito reduzida no PIB do município de João Pessoa, só conseguiu um saldo de vagas de 38 vínculos nos primeiros cinco meses de 2021. Constata-se que a reanimação do mercado de trabalho pessoense tem sido liderado pelos setores de Serviços e Construção civil.
Projeto de Extensão - Diagnóstico Socioeconômico e Ambiental de Municípios Paraibanos - Curso de Economia/UFPB
Núcleo de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável - NPDS
LATWORK: Projeto internacional para desenvolver as capacidades de pesquisa e inovação das instituições de ensino superior da América Latina para análise do mercado informal de trabalho.
コメント