top of page
Blog: Blog2

O Sondagem Paraíba no Seminário Norte Nordeste da ABM

  • Foto do escritor: Sondagem Paraíba
    Sondagem Paraíba
  • 16 de jun. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 20 de jun. de 2020

16/06/2020

Uma síntese do Webinário Norte/Nordeste do projeto Parceria pelo Desenvolvimento Sustentável que ocorreu no dia 16/06/2020 com o painel Implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da Nova Agenda Urbana (NAU) nos Municípios. Cerca de mil pessoas acompanharam o debate nas três plataformas - Facebook, YouTube e hot-site do projeto, vinculado ao site da ABM.


"Eduardo Tadeu, diretor-executivo da ABM, abriu os trabalhos e coordenou a mesa. O primeiro a falar foi Stefan Agne, chefe do setor de cooperação da Delegação da União Europeia no Brasil. Agne saudou os participantes e destacou a importância de se fortalecerem as capacidades das autoridades locais para que possam liderar processos de desenvolvimento sustentável mais efetivos. Segundo ele, essa é uma das razões fundamentais para a parceria da União Europeia com a ABM no projeto Parceria pelo Desenvolvimento Sustentável.

Gilmar Dominici, secretário-executivo da ABM e coordenador do projeto, falou em seguida. Ele apresentou as premissas e o histórico do projeto, bem como mostrou os passos seguidos até aqui e as ações desencadeadas, como as oficinas, seminários e o Observatório de Políticas Públicas.



Representando o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD Brasil, sua assessora de desenvolvimento territorial, Ieva Lazareviciute, enfatizou que os ODS se inter-relacionam; e que governança eficiente se baseia em princípios de inclusão, produtividade e resiliência. Para tanto, é preciso dar a devida atenção às tantas desigualdades que atingem a população, como entre homens e mulheres e pessoas negras e pessoas brancas.

Rodrigo Perpétuo, secretário-executivo do Secretariado Regional do ICLEI América do Sul, mostrou que a pandemia da Covid-19 acentua problemas que a humanidade nunca conseguiu resolver, como a pobreza, a falta de acesso à água potável e à alimentação segura por boa parte da população, a questão do racismo, tão latente nas últimas semanas, e demais questões de desigualdades.

A coordenadora do Programa Cidades Sustentáveis, Zuleica Goulart, falou da plataforma impulsionada pelo programa, que sistematiza boas práticas municipais e oferece aos municípios integração a uma agenda global, atentando para as dimensões social, ambiental, econômica, política, cultural e de forma alinhada com os ODS. São 241 os municípios signatários do programa.

O Prof. Henrique dos Santos Pereira, da UFAM, apresentou o projeto Atlas ODS Amazonas, que ele coordena. O projeto versa sobre a territorialização dos ODS nos municípios do Amazonas, buscando contribuir para a nacionalização da Agenda 2030.



A Prof. Wanderleya Farias, da UFPB, apresentou o Projeto de Extensão Diagnóstico Socioeconômico e Ambiental de Municípios Paraibanos do Departamento de Economia. O projeto busca construir diagnóstico socioeconômico e ambiental a fim de oferecer um conhecimento mais detalhado de indicadores nos municípios da Paraíba e favorecendo a aplicação da Agenda 2030 no estado.

Fechando os debates do dia, Rebecca Ramos apresentou o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia. Segundo ela, o Pacto dialoga diretamente com os ODS 11 e 13 - Cidades e Comunidades Sustentáveis e Combate às Alterações Climáticas -, compreendendo que todos os ODS se inter-relacionam entre si e que a luta pelo clima e a energia é transversal. O Pacto reúne 10 mil municípios em âmbito global." (ABM)

 
 
 

Comments


bottom of page