Os municípios paraibanos e o desenvolvimento local
- Sondagem Paraíba
- 19 de ago. de 2020
- 2 min de leitura
19/08/2020
O Observatório de Bananeiras/PB promoveu, no dia 12/08, o Webinário - Parâmetros Conceituais para o Desenvolvimento dos Pequenos Municípios . As palestrantes do evento foram as As Prfªs Wanderleya Farias e Rejane Carvalho. A Professoras, que coordenam o Projeto de Extensão do Diagnóstico Socioeconômico e Ambiental de Municípios Paraibanos (Sondagem Paraíba) apresentaram algumas abordagens teóricas e metodológicas que norteiam as noções de desenvolvimento local e sustentabilidade e discutiram as condições sociais e econômicas dos municípios na Paraíba.
O perfil socioeconômico e ambiental de muitos municípios da Paraíba apresenta um quadro de distorções que trazem prejuízos à inclusão social e à expansão de novas atividades produtivas. Do ponto de vista econômico, nos pequenos municípios, quase sempre há poucas oportunidades de trabalho formal, por outro lado, observa-se o frágil acesso da população aos recursos de infraestrutura básica como rede médico hospitalar de média e alta complexidade, saneamento e sistema de esgoto sanitário. Nesse contexto, os munícipes encontram dificuldades para alcançar a melhoria da qualidade de vida e o pleno exercício de sua formação cidadã.
Os diagnósticos socioeconômicos e ambientais têm uma concepção multidisciplinar e seus objetivos procuram promover uma interação dos conhecimentos produzidos no curso de Ciência Econômica com áreas teóricas conexas como: Relações Internacionais, Administração, Engenharia Ambiental, Gestão Pública, entre outros. Áreas que agregam importantes conhecimentos que são fundamentais para se ter uma compreensão mais abrangente das diversas dimensões que envolvem a dinâmica socioeconômica e ambiental das cidades.O diagnóstico socioeconômico e ambiental torna-se, portanto, um importante instrumento para o empoderamento da população local, uma vez que permite às comunidades e aos gestores públicos encontrarem as possíveis formas de correção das questões locais que limitam o desenvolvimento sustentável.
As gestões locais têm um papel importante na municipalização dos ODS. São as prefeituras que elaboram os Planos Diretores e as políticas públicas que interferem nos caminhos futuros das cidades. A execução de políticas públicas municipais em consonância com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável podem produzir uma expansão econômica com mais equidade e bem estar para a população.
Por fim, as Professoras destacaram que um dos resultados esperados do sondagem Paraíba é a aproximação direta entre a universidade e a sociedade, mediante a integração ensino, pesquisa e extensão na medida em que promove a aproximação da UFPB com instituições do governo municipal, associações, sindicatos e a comunidade local para a difusão do conhecimento em espaços das cidades que são carentes de apoio institucional. Esta integração representa a construção de uma sociabilidade muito importante para as localidades, fazendo com que o conhecimento e as tecnologias desenvolvidas no espaço das instituições de pesquisa possam efetivamente ser transmitidas e aplicadas à realidade local das comunidades, gerando a possibilidade de influenciar e modificar uma situação de vulnerabilidade social.





Comments